terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta padrão da língua portuguesa sobre o tema VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.


                                     Viver é "conectar-se"! 

Livre acesso, rapidez, eficácia em informações e um desmedido poder de manipulação no cotidiano familiar. É o que a acessibilidade à internet logrou a civilidade atual. Tendo como exemplo as redes sociais_Facebook, e as demais utilizadas.
Parafraseando Euclides da Cunha...Viver é "conectar-se", cria uma problématica previsível. Vícios cibernéticos, usurpadores de informações, arma virtual ao alcançe das mãos_ de jovens. Não existe limite para estornar o consumo deles à tecnologia, cada vez mais dispersos da família e perto da exclusão social. Tragada pelo neoliberalismo_narcisista_ e televisionado pela mídia e a própria internet.
Tangente à isso, há os que aprovam a necessidade de "familiarizar" o acesso a internet. Justificando ser uma alternativa que pode ser substituída por inúmeros meios de pesquisas em um curto espaço de tempo, trazendo eficácia e mais detalhes sobre um determinado assunto.
Dado os fatos, a agilidade em deixar o Brasil "conectado" poderia ser bem maior em outras problemáticas sociais. Inclusão de jovens no mercado de trabalho, projetos de urbanização, infraestrutura de bairros da periferia e o aumento da qualidade de vida nos setores menos favorecidos.

PS: Tirando as "teias de aranha" daqui do blog, rs! Produção de texto feita no ENEM... comentem!

V. R ~ 













Nenhum comentário: